quinta-feira, 13 de junho de 2013

Qual comprar: MacBook Pro ou MacBook Air?


Na hora de escolher seu computador portátil da Apple, qual comprar? O leve MacBook Air ou o poderoso MacBook Pro? Vamos discorrer sobre o assunto para ajudá-lo nessa difícil escolha.
Tecnologias mudam, e logo o que temos na mão, comprado com dinheiro suado, está obsoleto. Demorou até comprarmos um desktop, e de repente lá estava o notebook. Quando finalmente conseguimos um desses, chegou o tablet, o smartphone, o console portátil… não dá para ter tudo.
O importante em possuir um gadget é que ele possa resolver seus problemas do dia a dia: quebrar galhos, trabalhar, marcar uma viagem com os amigos ou apenas navegar na Internet. A Apple possui poucos modelos de notebook, mas os que possui já são suficientes para gerar dúvidas.

Design
Não tem o que decidir nesse quesito, os dois são muito bonitos. Ambos possuem corpo em alumínio e são unibody, ou seja, formados de uma peça única de alumínio. O teclado é preto, no estilo chiclete, e retroiluminado.
MacBook Air (Foto: Divulgação)MacBook Air (Foto: Divulgação)

Quanto ao peso, o MacBook Air se destaca por ter um modelo de 11 polegadas que pesa apenas 1,08 kg, algo próximo ao que pesam alguns tablets, como o EEE Pad Transformer, por exemplo. Já o Pro de 17 polegadas chega aos 2,54 kg, um monstrinho pesado. Até mesmo o modelo menor, de 13 polegadas, passa dos 2 kg, pouco portátil para um notebook.

Praticidade

Não é possível trocar sozinho a bateria do Air. O processo de montagem deste notebook impede que ele seja aberto para que qualquer componente seja substituído sem uma visita a uma assistência técnica. Não que a bateria seja algum importante para todos, pois muitos trocam de máquina antes mesmo que a bateria peça "arrego", mas não é só isso que não pode ser mexido no Air.
O HD, que na verdade é um SSD (Solid State Drive, a mesma tecnologia utilizada em pen drives, também conhecida como memória flash), não pode ser aumentado em casa. A única opção, neste caso, é escolher um armazenamento maior logo na hora da compra. Mas já avisamos: SSD é bem mais caro do que um HD normal e, por isso, um simples espaço de 256 GB é extremamente caro.
Também não é possível mexer na memória RAM, um componente que boa parte dos usuários gosta de mexer e fazer um upgrade. E, nesse caso, nem levando a uma assistência técnica, pois a memória é soldada na placa.
MacBook Pro (Foto: Divulgação)MacBook Pro (Foto: Divulgação)

Com o MacBook Pro você tem maiores chances de upgrade, já que é possível comprar uma bateria nova ou memória RAM, e trocar com facilidade. Entretanto, se você é alguém que carrega seu notebook para lá e para cá, às vezes até mesmo em situações mais adversas, fique sabendo que o SSD é mais seguro contra quedas e chacoalhões do que o disco rígido comum.
Em matéria de praticidade, o Air ganha disparado em portabilidade e mobilidade. Como é praticamente um iPad com teclado embutido, ele é pequeno, fino e leve, podendo facilmente ser levado em uma mochila ou bolsa. Ele liga rápido, está sempre pronto para uso e tem todo o sistema OS X dentro dele.

Sistema e performance

O sistema dos dois é o mesmo, não há diferença aqui. A versão atual do sistema OS X, o 10.7 Lion, não é mais vendida em DVD, apenas via download ou pen drive, então pode ser instalada tanto no Air como no Pro. Porém, se você ainda não quer passar para o leão e prefere continuar com o 10.6 Snow Leopard ou anteriores, vai precisar de um drive externo para instalar tudo, pois o Air não possui leitor de discos óticos.
E quando o assunto é rapidez, o Air deixa o Pro para trás. Graças ao mesmo seguro e caríssimo SSD, tudo é mais rápido nele. O boot, a abertura de aplicativos e tantas outras funções são mais velozes porque o SSD não processa os dados de forma física como o disco rígido, que precisa passar agulhas por um disco para funcionar.
MacBook Air (Foto: Divulgação)MacBook Air (Foto: Divulgação)

Ou seja, você pode perfeitamente instalar e trabalhar com um Photoshop, Illustrator ou InDesign. Outros programas pesados também rodam sem problemas, como todo o pacote iLife. Ele pode só engasgar um pouco, já que ele aguenta apenas 4 GB de RAM. A placa de vídeo do Pro também é superior, uma vez que ele é direcionado para o uso mais pesado.
Ambos possuem a série iX de processadores da Intel, mas, enquanto o Air só chega aos 1,7 GHz com o i5, o Pro pode vir com processador de até 2,8 GHz com o i7. A bateria, dependendo do modelo, tem processa durar até 5 ou 7 horas.

Conexões

MacBook Pro tem mais conexões do que o Air. Profissionais de vídeo e outros que lidam com grandes arquivos e becapes precisarão pensar a respeito, pois não há porta Firewire noAir. Essa porta permite conexões e transferências mais rápidas, e por isso é utilizada em discos externos e também em algumas câmeras de vídeo. Entrada de áudio também apenas no Pro, e a partir de 15 polegadas. O Air, por outro lado, possui um microfone embutido.
MacBook Air
MacBook Air (Foto: Divulgação)Conexões do MacBook Air (Foto: Divulgação)

Ethernet é outro ponto em questão. Para ligar seu Air em uma rede Ethernet e navegar pela Internet via cabo, é preciso comprar um adaptador USB, que, além de ser pouco prático, ainda tira uma das suas portas USB para uso de outros periféricos. Mas, como o objetivo do Air é justamente a mobilidade, não dá para imaginar que seu usuário vá precisar de uma conexão a cabo, e sim que utilize apenas o Wi-Fi.
Disco ótico não é bem uma conexão, mas também só é encontrado no Pro. Steve Jobs estava com vontade de matar mais um tipo de armazenamento – depois do disquete, zip e tantos outros – e resolveu eliminar o leitor de DVDs e CDs do Air. Como tudo hoje em dia caminha para o armazenamento na Internet – a conhecida nuvem, que Jobs já aproveitou com o iCloud –, espera-se que, em um futuro próximo (se é que já não chegou), não seja mais necessário utilizar mídias físicas para armazenamento. E assim morreu o DVD.
Fora isso, ambos possuem as mesmas duas portas USB 2.0, a nova e poderosa Thunderbolt, leitor de cartões – este, no Air, só aparece no modelo de 13 polegadas –, MagSafe e fone de ouvido. Apenas a versão de 17 polegadas é diferente, com três portas USB e uma entrada ExpressCard.

Tela

Mais versátil, as telas do Pro são de 13,3, 15,4 ou 17 polegadas, retroiluminadas por LED. OAir possui apenas duas escolhas: ou 11 ou 13 polegadas.
MacBook Pro (Foto: Divulgação)As diferentes telas do MacBook Pro (Foto: Divulgação)

Quem precisa de uma telona, pode escolher o de 17. Já os que preferem a mobilidade gostarão da simpática telinha de apenas 11 polegadas. E, de acordo com testes, a tela do Air é mais brilhante do que a do Pro, embora designers afirmem que a moldura preta ao redor da tela do Pro ajude na hora de trabalhar

Conclusão

Deu para perceber que aqui o que mais vale é seu uso. Steve Jobs e a Apple limaram do Airtudo o que um usuário de Internet nômade não precisaria em suas jornadas. É o portátil ideal para quem ainda quer um sistema mais complexo do que o iOS, necessita de um bom teclado e quer leveza e praticidade.
MacBook Pro (Foto: Divulgação)MacBook Pro (Foto: Divulgação)

O Pro é para quem trabalha no portátil, e por isso seu nome. Se você é um profissional de vídeo, ou possui seu becape todo em discos, não dá para pensar no Air. Para profissionais, oPro também é bom porque permite upgrades no hardware, coisa que o usuário padrão de Airnem vai se importar, pois seu processamento poderoso é mais do que suficiente para o que ele usa.
O preço médio do melhor Air é similar ao valor do MacBook Pro mais simples, que ainda tem mais desempenho do que o primeiro. Por isso, vai da sua necessidade saber qual o melhor para você.

ModeloProcessador

Memória RAMHD/SDD


MacBook Air 11"
Intel Core i5 1,7 GHz

2 ou 4 GBSDD 64 ou 128 GB
MacBook Air 13"Intel Core i5 1,7 GHz4 GB
SDD 128 ou 256 GB


MacBook Pro 13"Intel Core i5 2,4 ou 2,8 GHz4 GBHD 500 ou 750 GB

MacBook Pro 15"

Intel Core i7 2,2 ou 2,4 GHz
4 GBHD 500 ou 750 GB






Nenhum comentário:

Postar um comentário