Cientistas sul-coreanos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan conseguiram criar novas pilhas que recarregam em até 80% menos tempo do que as tradicionais. Segundo Cho Jae-Phil, um dos professores envolvidos na pesquisa, o objetivo dos cientistas é a desenvolvimento de uma bateria que possa ser usada por carros elétricos no curto prazo. A expectativa é chegar a um modelo capaz de ser recarregado em menos de um minuto.
A atual tecnologia das baterias que utilizamos funciona de maneira progressiva. Ao colocar um dispositivo para recarregar, as partículas que armazenam a eletricidade são energizadas progressivamente de fora para dentro. Esse método é o responsável pela relativa lentidão de carregamento dos atuais modelos de íons de lítio.
Já no protótipo sul-coreano, todas as partículas que armazenam eletricidade são realimentadas ao mesmo tempo. A mudança de paradigma foi obtida através da criação de uma bateria contendo uma solução com grandes quantidades de grafite, que é feito de carbono. A presença do elemento criou uma densa rede de condutores na pilha, facilitando o processo de energização.
Via The Register e Ubergizmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário